Conecte-se Conosco
Anuncie

Internacional

FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio

Do total de voos, três repatriaram pessoas que viviam na Faixa de Gaza.

Publicado

em

FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio.

A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou estar de prontidão para resgatar brasileiros que vivem em áreas de conflito no Oriente Médio. O órgão emitiu uma nota no início da tarde deste domingo (14), horas depois de o Irã atacar Israel com drones e mísseis.

No comunicado, a FAB afirmou estar “preparada e pronta” para atender a qualquer pedido de resgate, desde que acionada pelas autoridades competentes. “Para isso, mantém-se em constante prontidão, com suas tripulações e aeronaves, para se fazer presente onde o Brasil precisar”, destaca o texto. A FAB também informou que a permanente preparação possibilita a atuação em qualquer hora.

“Não somente em relação a missões específicas, mas a quaisquer necessidades, sendo esta prontidão ininterrupta para agir em apoio à sociedade”, conclui o comunicado. Desde o início da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas, em outubro do ano passado, a Operação Voltando em Paz da FAB fez 13 voos que trouxeram cerca de 1,5 mil pessoas ao Brasil, entre cidadãos brasileiros e parentes próximos.

Da Redação
Folha de Ji-Paraná
Foto: Força Aérea Brasileira / Divulgação

Internacional

IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

Proposta de selo comum para agricultura familiar é destaque em encontro de líderes rurais nas Américas.

Publicado

em

Proposta de selo comum para agricultura familiar é destaque em encontro de líderes rurais nas Américas.

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) propõe a criação de um selo comum para identificar produtos da agricultura familiar em toda a região das Américas. A proposta foi apresentada durante o primeiro Encontro de Líderes Rurais, realizado na Costa Rica, com o objetivo de promover a troca de experiências e soluções para os desafios enfrentados no campo.

O diretor-geral do IICA, Manuel Otero, destaca a importância de fortalecer a agricultura familiar e facilitar o comércio desses produtos por meio de um selo único. Além disso, o instituto se compromete a debater a formação de uma rede de bancos de sementes e materiais genéticos, bem como a criação de um banco de experiências para enfrentar desafios como a escassez de água e o combate a pragas.

O encontro reúne líderes rurais de diversos países americanos e visa promover o diálogo e a cooperação entre os produtores. O IICA destaca a importância de dar visibilidade às comunidades rurais e fortalecer a agricultura familiar como peça fundamental para o desenvolvimento sustentável da região.

Da Redação
Folha de Ji-Paraná
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Continue Lendo

Internacional

Agência de notícias do Irã diz que não houve explosões no país   

Publicado

em

agencia-de-noticias-do-ira-diz-que-nao-houve-explosoes-no-pais-  

A agência oficial de notícias do Irã Fars News informou, na madrugada desta sexta-feira (19), que as origens dos sons de supostas explosões registrados em duas cidades foram, na verdade, de baterias antiaéreas que dispararam contra “objetos suspeitos”. De acordo com o veículo de imprensa, não houve explosões nas cidades de Tabriz, no noroeste, nem em Isfahan, no centro do país. 

“As investigações do nosso repórter mostram que não houve explosão em Tabriz e que o fogo antiaéreo da cidade foi desencadeado pelo avistamento de um objeto suspeito. Os relatórios dizem que a cidade do noroeste do Irã está completamente calma agora”, afirma a agência iraniana.

Sobre a suposta explosão em Isfahan, a mídia afirma que o barulho ouvido também foi de baterias antiaéreas e que a situação está normal na região.

“Fontes também disseram à Agência de Notícias Fars que três explosões foram ouvidas perto de uma base militar do Exército no nordeste de Isfahan, no centro do Irã. Dizem ainda que a defesa aérea estava em atividade em resposta ao voo de um pequeno objeto suspeito sobre a cidade”, completou a reportagem.

A informação contraria notícia divulgada por um canal de TV estadunidense que informou, nesta sexta-feira, que Israel teria atacado o Irã. A informação partiu de fontes não identificadas do governo dos Estados Unidos. As autoridades de Israel, do Irã e dos Estados Unidos ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o tema, nem confirmando nem negando o ocorrido. 

O mundo monitora o possível desfecho do conflito após Israel ser atacado pelo Irã em seu próprio território. O Irã, por sua vez, havia revidado o ataque à sua embaixada em Damasco, na Síria, no início de abril.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil temem que a escalada do conflito entre as duas potências militares regionais arraste o mundo para uma guerra global, com repercussões em todo o planeta. 

Continue Lendo

Internacional

Putin não será convidado para as comemorações do 80º aniversário do desembarque na Normandia

Presidente russo excluído devido à invasão na Ucrânia; cerimônia terá a presença de líderes mundiais.

Publicado

em

Emmanuel Macron e Vladimir Putin em dezembro de 2019 Foto: LUDOVIC MARIN / AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não será convidado a participar das comemorações do 80º aniversário do desembarque das tropas aliadas na Normandia, que ocorreu em 6 de junho de 1944, alterando o curso da Segunda Guerra Mundial na Europa. A cerimônia contará com a presença de várias lideranças mundiais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

A decisão foi motivada pela invasão russa na Ucrânia em 2022, ordenada por Putin. “Dadas as circunstâncias, o presidente Putin não será convidado a participar”, informou o comitê organizador da Missão de Libertação nesta terça-feira (16).

No entanto, em reconhecimento à importância do compromisso e dos sacrifícios do povo soviético, bem como à sua contribuição para a vitória em 1945, a Rússia será convidada para as celebrações.

Putin também não foi convidado para as cerimônias do 75º aniversário do Dia D, em 2019, embora tenha participado dos festejos do desembarque em 2014, quando se discutia um possível cessar-fogo na região de Donbas, onde rebeldes pró-Rússia confrontavam as tropas ucranianas.

Um representante da embaixada russa em Paris se recusou a comentar a decisão de não convidar Putin este ano. Em 2023, o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão para Putin sob a acusação de crime de guerra, por deportar ilegalmente crianças ucranianas.

Nas últimas semanas, o presidente francês, Emmanuel Macron, aumentou a pressão contra o líder russo, sugerindo até uma possível intervenção mais direta dos europeus no conflito na Ucrânia.

Da Redação
Folha de Ji-Paraná
Foto: Ludovic Marin/ AFP

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade

Tendência